Consternação. Este é o sentimento que define o que a população de Rosário do Sul sente, desde que a notícia da morte de Line Kelen Dutra Fialho, 14 anos, foi divulgada pelos meios de comunicação. No final da tarde desta quinta-feira, o Cemitério São Sebastião ficou lotado de pessoas que foram se despedir da adolescente.
Colegas, professores e funcionários da Escola Municipal Barão do Rio Branco - que não teve aula hoje - compareceram em peso. A Stadtbus, empresa de transporte coletivo onde o pai da menina trabalha, paralisou suas quatro linhas por uma hora, para que os 20 funcionários da empresa pudessem prestar solidariedade ao colega Romeu Fialho, Encarregado de Operações da empresa.
_ Nós queríamos demonstrar nosso apoio a ele. Acho que a comunidade entendeu e respeitou a decisão _ explica Helena Soares Medina, que responde pela empresa na ausência de Fialho.
Apoio e força é o que a família mais precisa neste momento.
_ A gente acorda cedo todos os dias, vai trabalhar pensando em dar um futuro melhor para os nossos filhos, e vem alguém e tira a vida da tua filha _ lamenta o pai, que espera que a justiça seja feita.
A estudante da oitava série era uma filha exemplar. Comunicativa e alegre, tinha muitos amigos. Era uma boa filha, boa aluna e participava da banda marcial do colégio. Line Kelen era a menina dos olhos. Era a única filha mulher da família com outros três irmãos.
_ A mãe dela está inconsolável. Ela era a companheira dela _ conta o pai.
Polícia investiga a morte
A Polícia Civil de Rosário do Sul tenta descobrir o autor e as motivações do crime.
_ O crime é muito recente, por isso trabalhamos com todas as hipóteses _ explica a delegada Karina Salvagni Heineck, titular da delegacia.
Segundo a delegada, algumas testemunhas já foram ouvidas e a polícia tem alguns suspeitos, mas não descarta nenhuma hipótese.
_ A delegacia está praticamente toda mobilizada _ afirma Karina.
A polícia pede a ajuda da comunidade para esclarecer o crime. Segundo Karina, conforme a quantidade de golpes de faca no corpo, é difícil que o criminoso não estivesse sujos de sangue.
Por isso, ela pede para que se alguém viu pessoas sujas de sangue, que entre em contato de forma anônimo com a polícia por meio do 197.
Encontrada pelo irmão
Line Kelen Dutra Fialho foi morta à facadas no final da tarde desta quarta-feira. O corpo dela foi encontrado pelo irmão dela na casa onde a família mora, na Rua Fernando Chagas, no bairro Artidor Ortiz, por volta das 17h. Segundo o pai de Line, Romeu Fialho, 40, o irmão dela de 9 anos foi quem a encontrou morta. Conforme ele, a menina costumava buscar o irmão mais novo na escola todos os dias. Como ela não apareceu, o irmão foi para casa e encontrou a irmã morta no chão do quarto.